Integrantes da rede ibeasa
A equipe do Ibeasa participa ativamente de diversas redes de colaboração, clubes de serviços e grupos de colaboração que ampliam o alcance de suas ações. Algumas delas são:
Polo Cerrado Digital – Os diretores do Ibeasa Alberto Palombo e Maria do Carmo Zinato (como mestre em planejamento urbano e rural), participam do Conselho Gestor do Polo Cerrado Digital desde abril de 2019. Atualmente ocupam as funções de presidentes do Grupo de Financiamento e do Grupo Smart Cities, respectivamente. Colaboram também na elaboração de projetos promovidos pelo Comitê Gestor. O Polo Cerrado Digital faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e sua Visão de futuro é: Ser em 2030 um ambiente de referência em inovação digital, com uma sociedade integrada e produtora de tecnologias de alcance global.
Polo Cerrado Circular – Os diretores do Ibeasa Alberto Palombo e Maria do Carmo Zinato participam do Conselho Gestor do Polo Cerrado Circular desde agosto de 2019, colaborando com a elaboração de sua carteira de projetos. O Polo Cerrado Circular faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Carta Brasileira de Cidades Inteligentes – A presidente do IBEASA, Maria do Carmo Zinato, é embaixadora da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes desde agosto de 2019.Uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)e com o apoio do Projeto “Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável” (ANDUS), fruto de cooperação técnica Brasil-Alemanha, implementado pela Deutsche Gesellschaft Fur Internationale Zusammenarbeit (GIS). O objetivo do processo de construção da Carta Brasileira é orientar e articular políticas, programas, iniciativas e investimentos públicos a partir de uma visão comum, pactuada no contexto brasileiro.
Rede Brasileira de Cidades Inteligentes & Humanas (RBCIH) – A presidente do IBEASA, Maria do Carmo Zinato, é associada da RCBIH desde janeiro de 2020. A RBCIH foi criada em 2013, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos – que congrega as 420 maiores cidades brasileiras – e até o ano de 2017 reunia secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico. http://www.redebrasileira.org/
RIRH – A diretora do IBEASA Cecy Oliveira é membro da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) e o diretor Alberto Palombo é o Secretário-Executivo da RIRH e membro fundador.
RedCalc – A diretora Cecy Oliveira é membro da Red de Comunicación Ambiental de América Latina y el Caribe (RedCalc) desde sua fundação.
WaterWeb Consortium – Os diretores Alberto Palombo, Maria do Carmo Zinato e Cecy Oliveira participaram do WaterWEb Consortium desde sua segunda edição, tendo sido os responsáveis pela organização da edição em Brasília-DF e na cidade de Guanajuato no México.
Rotary Club de Brasilia International (RCBI) – O diretor do Ibeasa Alberto Palombo é o atual presidente do RCBI, enquanto a presidente do Ibeasa Maria do Carmo Zinato é a secretária executiva do RCBI. Os companheiros Regina Coeli Montenegro Generino e Fabiano Cavalcante participam do projeto Inovações em Gestão de Resíduos da Construção Civil, aprovado pelo CDR-DF.