Nossas Atividades

   O Ibeasa, por meio de seus diretores que ocuparam cargos diversos ao longo de suas jornadas profissionais, realizou as seguintes ações relacionadas à sua missão de “impulsionar a conscientização da população em geral, dos formadores de opinião e dos agentes do Poder Público sobre a importância da preservação ambiental, especialmente por meio de uma maior difusão de informações, de ações de mobilização e da qualificação e aperfeiçoamento da formação profissional, educacional e comunitária”.
 
   A fim de organizar tantas experiências dos diretores do Ibeasa, suas ações foram divididas em 4 partes: 
Ações de comunicação e educomunicação

   A equipe do Ibeasa desenvolveu diversos produtos de comunicação e educomunicação ao longo do tempo:

   Fonte d’água – Informativo Fonte D’ Água, oferecido pelo Center of Environmental Studies (CES) da Florida Atlantic University (FAU), era um serviço de traduções, gratuito, viabilizado pela pesquisadora convidada Maria do Carmo Zinato, que enviava para profissionais das águas no Brasil informações relevantes sobre o tema, a partir de pesquisas nos primeiros websites relacionados ao tema que começavam a surgir nos EUA e Europa. 

   O Fonte d’água, criado em 1999 chegou a ter um mailing de aproximadamente 500 e-mails em 2002, para os quais eram enviados semanalmente informações que foram referência para muitos profissionais brasileiros. Era um número extraordinário à época. O serviço foi tão inovador à época que a pesquisadora foi convidada para um Simpósio da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) para tratar da importância da informação para a conscientização e mobilização das pessoas para o tema dos recursos hídricos.

  • Programas de Televisão

   A diretora do Ibeasa Maria do Carmo Zinato teve diversas participações como apresentadora e entrevistadora em programas da TV SUPREN, mantida pela União Planetária, uma OSCIP sediada em Brasília-DF, estabelecendo parceria que ainda persiste. 

   Os entrevistados, em geral profissionais da gestão de recursos hídricos e da gestão ambiental, ilustraram programas como Ética e Sustentabilidade, Papo Supren e Notícias Supren, no período de 2011-mai/2012. Foi produzido também documentário sobre Itaipu-Binacional, com viagens para gravação e produção de reportagens. 

   Um dos objetivos do IBEASA é impulsionar a conscientização da população em geral, dos formadores de opinião e dos agentes do Poder Público sobre a importância da preservação ambiental, especialmente por meio de uma maior difusão de informações, ações de mobilização e qualificação e aperfeiçoamento da formação profissional, educacional e comunitária.

Ações com governo
O Ibeasa conta com a experiência de seus diretores na elaboração de projetos de desenvolvimento ambiental, ações comunitárias e estudos que tiveram como objetivo principal a melhoria da qualidade ambiental, a proteção das águas, por meio de ações finalísticas, junto a comunidades, ou de produção e entrega de informações na forma de projetos. 
 
   Para conhecer os projetos realizados pela equipe do Ibeasa clique aqui.
Ações educativas: eventos e cursos
   Para alcançar o objetivo de “Patrocinar, promover, realizar ou coordenar cursos, conferências, simpósios, congressos, encontros, reuniões, palestras, publicações gráficas, eletrônicas e digitais e serviços que visem a atualização e divulgação sobre os temas ligados ao meio ambiente, ecossistema, qualidade ambiental, gestão ambiental, saneamento básico e gestão integrada de recursos hídricos” os diretores do Ibeasa realizaram diversas ações.
 
   Para saber mais sobre esses eventos, clique aqui.
Ações com tomadores de decições

   Com o objetivo de “manter contato com entidades públicas e privadas, governamentais e não governamentais, nacionais ou internacionais em temas que estejam direta e indiretamente inclusive compondo órgãos colegiados de caráter nacional, estadual e local, nas áreas de saneamento (resíduos sólidos, abastecimento, tratamento de efluentes e drenagem urbana), meio ambiente, recursos hídricos e outros relacionados”

   A diretoria do Ibeasa é, ou foi durante algum tempo muito ativa, no Conselho Diretor e na organização das atividades das seguintes redes de profissionais: 

  • Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), da qual Alberto Palombo ainda é o secretário executivo.
  • Rede de Jornalistas Ambientais da América Latina e Caribe (REDECALC), 
  • Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), 
  • Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), 
  • EPI – Everglades Pantanal Initiative 

   Na área de sustentabilidade e meio ambiente, Cecy Oliveira foi representante do Brasil no Comitê de Relações Públicas da Associação Internacional de Água (IWA).  

   MC Zinato e Alberto Palombo participaram também do Conselho editorial da Revista Interações, da Universidade Dom Bosco, em Campo Grande (MS) e da Eco 21, por muitos anos. 

   Maria do Carmo Zinato, como Diretora de Negócios da União Planetária, participou do Comitê Gestor do Movimento Nacional Brasil Sem Pobreza, do qual a União Planetária é a secretaria executiva. Assessora da Secretaria Executiva do Movimento Brasil Sem Pobreza.

   Vale destacar as atividades relacionadas ao Rotary International, com a qual os diretores do Ibeasa se relacionaram ao longo dos anos:

   Alberto Palombo, filho de rotarianos, e MC. Zinato, associada representativa do Rotary Club de Ponte Nova–Piranga nos anos 90, foram co-fundadores do Rotary Club de Brasília União Planetária, ocupando diversos cargos, inclusive de presidente. Fundaram e coordenaram por vários anos o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário do Itapoã (NRDC-Itapoã). Idealizaram e coordenaram o Projeto Rotary de Revitalização do Rio Doce-MG, a partir de um projeto piloto no Córrego Cantagalo, município de Santo Antônio do Grama – MG. Outros projetos realizados foram o Projeto de Microcrédito Solidário, Apoio aos Refugiados Venezuelanos no Brasil, Organização da participação do Rotary no 8º Fórum Mundial da Água, Brasília (2018).

   Os diretores do Ibeasa, na representação das instituições para quem ou com quem trabalharam realizaram diversas viagens pelo mundo e no Brasil, podendo-se citar:

   Viagens Internacionais: 

  • Canadá (Nova Scotia, Toronto) – onde Maria do Carmo Zinato fez seu mestrado.
  • Itália (Veneza e Urbino) – onde MC Zinato visitou parentes e participou da bolsa de estudos Rosetti Scholarship – ILAUD International Laboratory of Architecture and Urban Design -, TUNS/Canadá.
  • França (Toulousse, Marselle) – onde Maria do Carmo Zinato e Alberto Palombo visitaram parentes e participaram do Fórum Mundial da Água.  
  • Espanha (Barcelona, Madrid, Vigo, Santiago de Compostela, Segóvia, Sevilla) – visitando parentes, amigos, visitando o local onde se realizou a Exposição internacional Ibero-Americana organizada pelo Bureau International des Exposiciones (BIE).
  • Panamá (Capital e visita ao Canal de Panamá) – onde os três diretores do Ibeasa atravessaram o Canal do Panamá e participaram do III Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas. 
  • EUA (Chicago, Boston, Nova Iorque, Washington, quase toda Florida) – onde Alberto e MC Zinato moraram por vários anos e Cecy Oliveira visitou por ocasião das Cúpulas de Informação sobre água e outros eventos.
  • Venezuela (região oriental de Maturin e Caracas) – Terra natal de Alberto Palombo.
  • Guatemala (capital, montanhas e ruínas mayas) – os diretores do Ibeasa visitaram por ocasião do Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas.
  • México (capital, Cuernavaca, Guanajuato e Guadalajara) – os diretores do Ibeasa visitaram por ocasião do Fórum Mundial das Águas e outros eventos realizados em parceria com o Instituto Mexicano de Tecnologia de Águas (IMTA) e Universidade de Monterrey. 
  • Argentina (capital) – os diretores visitaram por ocasião de diversos eventos, inclusive o II Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas e reuniões do Projeto DeltAmerica. 
  • Guiana (Georgetown) – MCZinato visitou amigos. 
  •  Peru (Lima e outras cidades) – os diretores visitaram por ocasião de diversos eventos. 
  • Indonésia (Bandung) – MCZinato participou de curso sobre ensino a distância.
  •  Uruguai (Montevidéo, Punta del Leste) – os diretores visitaram por ocasião de diversos eventos inclusive uma Cúpula de Informação sobre Água. 
  •  China (Xangai, Pequim, Hang Zhou e outras) – MCZinato e Alberto Palombo visitaram por ocasião da Exposição Mundial Xangai 2010, sobre Cidades Sustentáveis.
  •  Colômbia (Bogotá, Cartagena de las Indias, Zócaro, Rio Negro, Medellín) – os diretores visitaram por ocasião de diversos eventos, inclusive o Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas, tendo Alberto Palombo vivido por alguns anos a trabalho. 
  • Vietnan – Alberto Palombo visitou para participar de evento relacionado a águas.
  • Suécia (Estocolmo) – Alberto Palombo visitou para participar da Semana Mundial da Água.
  • Áustria – Alberto Palombo visitou para participar de treinamento em parceria com o IIASA.

   Viagens nacionais: pode-se dizer que a diretoria do Ibeasa conhece várias cidades em cada região brasileira. Conhecem bem a estrada real em MG, a estrada da Graciosa no PR, o Pantanal (expedição de Cáceres a Corumbá e expedição de Ladário a Forte Coimbra, fazenda do SESI, Estrada Parque Corumbá Miranda), Bonito, Chapada dos Guimarães, encontro do rio Negro com Solimões em Manaus, Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional.