Nossos Estudos

   O Ibeasa, por meio de sua diretoria, participou de publicações (livros, apostilas, apresentações em congressos e artigos) que cumpriram com seu objetivo de “incrementar o estudo, a pesquisa, a assistência técnica e ações de construção de capacidades (educação) em assuntos ligados ao meio ambiente, ecossistema, qualidade ambiental, gestão ambiental, saneamento básico e gestão integrada de recursos hídricos”.

Bioma Pantanal

   Em maio de 2008, as organizações não-governamentais ECOA (Ecologia e Ação) e Ibeasa (Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos), representado por Cacá Zinato,  firmaram um acordo de cooperação. O objetivo era realizar uma pesquisa sobre as principais ameaças ao Pantanal. 

   Conforme o contrato firmado o objeto do convênio foi a produção de estudo sobre o Pantanal, com uma visão de Bacia Hidrográfica (conexões entre o planalto e a planície) e realizar pesquisa para levantar informações sobre as seguintes ameaças ao Pantanal:

  1. Desmatamentos na Planície e no Planalto; O texto deve trazer informações sobre os números do desmatamento; os municípios com maior área desmatada; causas do desmatamento (relacionar com a cadeia do carvão, siderurgia e legislação); os potenciais de aumento do desmatamento no Pantanal e as consequências para o bioma.  Hidrovia Paraguai/Paraná; 
  2. Contar a história do projeto HPP; informar sobre as várias tentativas de implantação; informações atuais da implantação da hidrovia; mostrar por que a HPP é uma ameaça para o Pantanal (relacionar com o pólo minero-industrial de Corumbá); mencionar o Sistema Paraguai-Paraná; trabalho desenvolvido pelas ongs e as consequências para o Pantanal.  
  3. Pólo minero-siderúrgico de Corumbá; Informações sobre os processos de licenciamentos das empresas; Termos de Compromissos de Conduta (TCC) assinados entre empresas, Governo e MPE; possíveis impactos; Plataforma de Diálogo e ações judiciais, relacionar com a Bolívia já que também vão explorar o minério e implantar siderúrgicas. 
  4. Usinas de Álcool e a BAP; Histórico das usinas de álcool no MS; explicar porque elas são uma ameaça mesmo estando no planalto da BAP; o problema das queimadas; condições de trabalho para os cortadores; situação atual das usinas no Estado. 
  5. PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) instaladas e planejadas na região do Pantanal. Quantas estão instaladas e onde; quantas estão planejadas; consequências para o Pantanal e explicar porque é uma ameaça.

   Fazer entrevistas com especialistas para levantar informações atuais.

  • Sônia Hess;
  • Débora Calheiros;
  • Alcides Faria e outros que achar necessário.

Produtos:

  1. Textos finalizados sobre os tópicos citados acima;
  2. Referencial bibliográfico organizado;
  3. Mapas e imagens para ilustrar a publicação;
Artigos Autorais

   Na Revista AguaOnline pode-se ver, de seu lançamento até 2019, as centenas de editoriais e matérias assinados pela fundadora do Ibeasa, a jornalista Cecy Oliveira, além de artigos de outros diretores do Ibeasa. 

   Os autores também têm artigos publicados nas Revista Interações, UCDB, Eco 21 além de participarem de seus conselhos editoriais.

   Leia alguns dos artigos dos consultores do Ibeasa em  ibeasa.org/blog/

Estudos Publicados

 

  • Palombo, Alberto. Water Futures and Solutions WFaS for the Americas. IIASA, CAPES, FGV, National Academy of Sciences. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em https://iiasa.ac.at/web/home/about/regional/americas/Alberto_Palombo.pdf. Acesso em 15/12/2020.
  • Zinato, M.C. Planejamento de Eventos Complexos: a participação do Brasil em Expos. Especialização em MBA Gestão de Projetos. Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro, RJ, 2017.  
  • Zinato, M.C. & Oliveira, Cecy.  Saneamento Básico: Água. Apostila do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da POSEAD. Brasília, DF, 2013. (Revisão da versão 2008, da Universidade Gama Filho). 
  • Zinato, M.C. & Oliveira, Cecy. Saneamento Básico: Esgoto. Apostila do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da POSEAD. Brasília, DF, 2013. (Revisão da versão 2008, da Universidade Gama Filho).
  • Zinato, M.C. & Oliveira, Cecy. Gestão de Recursos Hídricos. Apostila do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da POSEAD. Brasília, DF, 2013. (Revisão da versão 2008, da Universidade Gama Filho).
  • Zinato, M.C. Saneamento Básico: Resíduos Sólidos. Apostila do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da POSEAD. Brasília, DF, 2013. (Revisão da versão 2008, da Universidade Gama Filho).
  • Zinato. M.C. Cidade 2030. Blog Água e Cidade. 2010. Disponível em http://aguaecidade.blogspot.com/. Acessado em 15/12/2020. 
  • Zinato, M.C. Informação sobre Água: lições aprendidas das fazendas mineiras do século XIX-XX. Blog Água e Cidade. 2009. Disponível em http://aguaecidade.blogspot.com/. Acessado em 15/12/2020.
  • Zinato, M.C. A água salva a lavoura… e a lavoura salva a água! Blog Água e Cidade. 2009. Disponível em http://aguaecidade.blogspot.com/. Acessado em 15/12/2020.
  • Moody, David; Palombo, Alberto. Passing on Water Information to Adapting to New Times. CES/ FAU/ WaterWeb, Florida, 2007. Disponível em: http://www.waterweb.org/wp-content/uploads/2011/12/1_Palombo_Moody_WIS9.pdf. Acesso em 15/12/2020.
  • Zinato, M.C. Ensino a Distância via Internet como Apoio à Capacitação em Recursos Hídricos. TCC da Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. UFBA, Salvador, BA, 2006. (Bolsa do Fundo Setorial de Recursos Hídricos. Orientadora: Yvonilde Dantas P. Medeiros.) 
  • MMA. Água: Manual de Uso. Vamos cuidar de nossas águas. Implementando o PNRH. SRH/MMA. Brasília, DF, 2006. (M.C. Zinato foi parte da equipe de elaboração).
  • Oliveira, Cecy. Os Dez Anos da Semana da Água, edição ABES-RS, 2003.
  • Oliveira, Cecy. Uma proposta de mobilização, edição ABES-RS,2003.
  • Palombo, Alberto. (2021). La iniciativa pantanal-everglades: una experiencia práctica de cooperación técnico-científica de ecosistema a ecosistema. Cuadernos de sostenibilidad y patrimonio natural, Nº. 2, 2003 (Ejemplar dedicado a: Jornadas Iberoamericanas de Cooperación Internacional en Humedales), páginas 78-81. Disponível em:  https://www.researchgate.net/publication/28302720_La_iniciativa_pantanal-everglades_una_experiencia_practica_de_cooperacion_tecnico-cientifica_de_ecosistema_a_ecosistema. Acesado em 15/12/2020.
  • Oliveira, Cecy; Abicalil, Marcos Thadeu; Emerenciano, Emerson. O Pensamento do Setor de Saneamento no Brasil: Perspectivas Futuras. PMSS, 2002, Brasília, DF.
  • Oliveira, Cecy. Plano de Ação para o 10° Aniversário e Institucionalização do Dia Interamericano da Água. Abril de 2001, Washington, D.C., EUA.
  • Adir José de Freitas; Arnaldo Augusto Setti; José Norberto Muniz; Devanir Garcia dos Santos; José Antônio Frizzone; ZINATO, M. C. A Construção da Cidadania Propulsionada pela Água. In: Gestão de Recursos Hídricos; aspectos legais, econômicos e sociais. 1ª ed.Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2000, p. 619-659.
  • Oliveira, Cecy. Guia de Comunicação para projetos de Município Saudável. Organização Pan-americana da Saúde, 1997.
  • Zinato, M.C. Planning Cities in Hilly Landscape. Tese de Mestrado no Urban and Rural Planning Program. Technical University of Nova Scotia, TUNS, Canadá, 1993. (Bolsa da: Canadian International Development Agency)
  • Palombo, Alberto. Report of the Interamerican Dialogue on Water Management. OEA, 1993. https://www.oas.org/dsd/publications/Unit/oea74e/ch08.htm. Acessado em 15/12/2020.
Biblioteca Cecy Oliveira

   O Ibeasa traz para você uma coletânea de e-books, generosamente compartilhados nas redes sociais das quais participa. Compartilhe você também o nosso link, para o maior número de pessoas possível. Clique no link e acesse a biblioteca em ibeasa.org/biblioteca/