Encontro Regional de Jornalistas e Comunicadores Ambientais da América Latina e Caribe

   Ocorreu nos dias 08 e 09 de novembro de 2004, em Porto Alegre, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

   O Encontro, preparatório ao II Fórum Internacional das Águas, teve como tema a “Gestão de bacias e aquíferos compartilhados na América Latina e Caribe”. Estiveram presentes jornalistas e comunicadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, Chile, Colômbia, Guiana, Panamá, México e Cuba, todos integrantes da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc). O evento teve o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escritório Regional para a América Latina e Caribe; Organização dos Estados Americanos (OEA); Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF); Grupo do Banco Mundial (WB); II Fórum Internacional das Águas; Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul; Associação Riograndense da Imprensa (ARI); Assembleia Legislativa, Governo do Estado e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul; Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável (COM+); UNESCO, Escritório para o Mercosul; Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (Ibeasa); Revista Aguaonline e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS).

Porto Alegre/RS sedia encontro de comunicadores ambientais

   Comunicadores ambientais associados à Rede Latino-americana e do Caribe de Comunicação Ambiental (RedCalc) estarão reunidos em Porto Alegre (RS), nos dias 8 e 9 de novembro, para debater a Gestão Compartilhada de Bacias Hidrográficas na América Latina e Caribe, numa iniciativa conjunta da RedCalc e da Secretaria Geral do Projeto para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani (PAG).

   O Encontro, que integra as atividades do II Fórum Internacional das Águas e do Ano Estadual das Águas do Rio Grande do Sul, tem o apoio Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) Organização dos Estados Americanos (OEA), II Fórum Internacional das Águas, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Turismo, Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável(COM+) – Unesco, IBEASA e Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul.

   Entre os temas em destaque estão: Educação Ambiental, Políticas e Programas na Região e o Papel dos Jornalistas, Educadores e Comunicadores e Gestão Compartilhada: experiências: Peru Equador, Costa Rica-Nicarágua, México-EUA. Informações e inscrições: agua@aguaonline.com.br . (Revista Digital Aguaonline – www.aguaonline.com.br)

Programação

08/11
08h30min. – Registro dos participantes
09h00min. – Cerimônia de abertura
10h30min – Painel e debates: Políticas de Financiamento e Apoio Técnico para Projetos de Gestão de Bacias e Aquíferos

Palestrantes:
1) Arq. Jorge Rucks – OEA
2) Bel Abel Mejía – FMMA – Banco Mundial
3) Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e Caribe
Moderadora: Margarita Rosa Vega – RedCalc – Peru

14h30min – Painel e debate: Projeto para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani

Características Básicas do Recurso e o Projeto (tarefas e objetivos) – Luiz Amore – secretário-geral do Projeto do Aquífero Guarani (PAG)
Moderador: Walberto Caballero ( RedCalc, Paraguai)
2) Base Legal e Institucional para Gestão em Cada País e no Mercosul: Gestão e Usos do Recurso


Palestra dos coordenadores regionais:
a) Maria Josefa Fioriti – Argentina
b) Julio Thadeu Kettelhut – Brasil
c) Elena Benítez – Paraguai
d) Alejandro Arcelud – Uruguai
Moderador: Luis Gallegos (Red Calc, Chile)

09/11 – terça-feira
08h30min. Painel e debate – Experiências de Administração de Recursos Naturais Transfronteiriços


1. Peru-Equador, Projeto-piloto de Agroecologia – A. Zegarra (diretor)
2. Costa-Rica-Nicarágua, Projeto San Juan – Arq. Jorge Rucks (OEA)
3. México-EUA, Dr. Victoriano Garza Almanza (Centro de Estudos de Meio Ambiente da universidade Autônoma de Ciudad Juarez, Frontera México/EUA
4. Uma Perspectiva Regional e Global – Andrei Juoravlev (Cepal)
Moderadora: Adelfa Fialho ( Red Calc, Cuba)

10h30min – Painel e debates: Educação Ambiental, Políticas e Programas na Região e o Papel dos Jornalistas, Educadores e Comunicadores


1) Enrique Leff, diretor do PNUMA/América Latina e Caribe
2) Sergio Jellinek, Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável (COM+)
3) Dra. Nana Mininni Medina, diretora da Fundação Universitária Ibero-americana
Moderadora: Yolanda Díaz (Red Calc, APA de Colômbia)

14h30min – Painel e debate: Experiências de Comunicação em Temas de Gestão de Recursos Naturais

Oscar Ugarte – Amazônia Paraíso Profanado
2) César Mosquera – Ilhas Galápagos
3) Ecoagência – Uma Experiência do Núcleo de Ecojornalistas do RGS
4) Outras experiências
Moderadora: Cinthya Flores (RedCalc – Costa Rica)

 Porto Alegre, RS – Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina querem criar um corredor ecológico em torno da Bacia do Rio Uruguai. A ideia é formar uma rede de mais de mil quilômetros, unindo unidades de conservação, parques, reservas e áreas privadas de uso menos intensivo, para recuperar a mata ciliar, garantir a sobrevivência do maior número de espécies e o equilíbrio do ecossistema da região. A proposta será levada hoje ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), conforme informou o secretário do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente de Santa Catarina, Sérgio José Godinho, durante Encontro Regional de Jornalistas e Comunicadores Ambientais, em Porto Alegre.

   O evento reúne profissionais de 11 países, que estão na capital gaúcha para discutir a gestão de bacias e aquíferos compartilhados na América Latina e Caribe. A promoção é da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe e também do Projeto para Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero. O encontro antecede o II Fórum Internacional das Águas, que começa hoje à noite. `

   O projeto de um corredor de biodiversidade no Rio Uruguai faz parte das ações para preservação do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo`, afirma Godinho. Esta região hidrográfica apresenta grande relevância para o Brasil em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e de seu potencial hidrelétrico. A área total da bacia é de 385 mil Km², sendo que 45% estão situados em território nacional, sendo 27% em Santa Catarina e 73% no Rio Grande do Sul. 

   O consultor em Meio Ambiente, Eduardo Peixoto, explica que a proposta prevê uma estrutura de proteção de cem metros de cada lado do rio Uruguai, que, além de permitir uma melhora qualidade da água e recuperação da vegetação, funcionaria de forma a facilitar a conexão genética das espécies, com a dispersão da fauna. As ações desenvolvidas no Aquífero Guarani dominaram as discussões de ontem. O sistema é um dos maiores reservatórios de água do mundo, com 37 mil quilômetros cúbicos acumulados e um processo natural renovável de 166 km³. Essa água se encontra em poros e fissuras de arenitos, cobertos com basalto. Geograficamente, estende-se pelo Brasil (840.000 Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina, (255.000 Km²), área equivalente aos territórios de Inglaterra, França e Espanha juntas. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns números e informações dão a dimensão da importância de se proteger este manancial. A água subterrânea, por exemplo, tem importante papel no abastecimento público de muitas cidades de São Paulo. Dados do final da década de 90 já mostravam que 72% dos 645 municípios eram total ou parcialmente abastecidos por esse recurso hídrico e 47% deles eram inteiramente abastecidos por água subterrânea. (Gisele Teixeira) 

Fonte: Gazeta Mercantil – SP.

8ª Cúpula de Informação sobre Água

   Ocorrida em Brasília, de 05 a 07 de junho de 2006, foi organizada pelo Consórcio WaterWeb (WWCo), em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH). A anfitriã foi a Agência Nacional de Águas (ANA) com o apoio do Ibeasa e da Aguaonline

Water Reach

Construindo canais de comunicaçãoentre profissionais de águas e de comunicação para promover uma nova Cultura da Água no contexto da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH)

Water Reach

   Guiada pelas experientes mãos da jornalista Cecy Oliveira, fundadora do Ibeasa, e com a grande experiência em colaboração em rede do co-fundador Alberto Palombo- também fundador da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) – , a equipe desenvolveu uma metodologia de capacitação semi-presencial para comunicadores, especialistas em recursos hídricos e atores do processo de gestão das águas, denominada WaterReach.

   A metodologia foi lançada em 2007, semanas antes do VI Diálogo Interamericano sobre Recursos Hídricos, realizado na Guatemala. As atividades foram realizadas por 2 meses antes de um grande evento relacionado com recursos hídricos, onde resultados são mensurados por meio da participação dos profissionais envolvidos no evento, de diversas formas, e da divulgação obtida em todo o processo.

   A iniciativa WaterReach é um projeto do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (Ibeasa), com uma edição bem sucedida já realizada – Edição Guatemala 2007-, em preparação para o Sexto Diálogo Interamericano sobre Gestão das Águas, organizado pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) e o Governo daquele país.

   WaterReach foi desenhado inicialmente como um processo contínuo de fortalecimento de capacidades. Também possui intenso intercâmbio de experiências entre profissionais de comunicação e de recursos hídricos, articulado estreitamente com eventos cuja temática esteja relacionada à gestão das águas, como os Fóruns das Águas do Rio Doce.

   Cada nova edição da Iniciativa WaterReach pretende formar uma massa crítica de comunicadores na área de uma bacia hidrográfica ou de um país, em temas relacionados a recursos hídricos.

   Durante a fase preliminar, antes de cada evento, são selecionados temas que oferecem uma oportunidade singular para reunir comunicadores ao redor dos tomadores de decisão, especialistas e elaboradores de políticas presentes.

   Objetivo geral – Contribuir com a promoção da nova cultura das águas, por meio da ampliação do grupo de profissionais que trabalham em rede para a disseminação massiva dos conceitos da gestão integrada de recursos hídricos (GIRH) que a maioria dos países está trabalhando para implementar como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Water Reach – 2007 – Guatemala

   Capacitação online, gratuita, para jornalistas e comunicadores sobre Gestão de Recursos Hídricos (WaterReach)

   A primeira fase foi desenvolvida pela Internet de 1º de maio a 17 de agosto de 2007 em parceria com a Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), a Rede Latino-Americana de Capacitação em Gestão Integrada de Recursos Hídricos (LA-WETNET) e a Rede Latino-Americana de Comunicadores Ambientais (REDCALC). Contou também com o apoio do Governo da Guatemala.

   Cerca de 130 pessoas solicitaram inscrição, em sua maioria jornalistas e comunicadores. No final, ficaram cerca de 70 em uma primeira etapa. Ao final, foram treinados 33 comunicadores latino-americanos.

   O trabalho consistiu na disseminação de conteúdos sobre Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH), constituição de um grupo e plataforma yahoo. Semanalmente, o grupo recebia conteúdos e tarefas. Foram 8 semanas e concluíram mais de 50% das tarefas 25 pessoas.

   Foram obtidos 5 bilhetes de viagem à Guatemala, sendo um para cada jornalista dos países integrantes do Programa Aquífero Guarani: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Um bilhete foi destinado a um jornalista de um país de América Central.

   A última etapa ocorreu na Guatemala e se destinou a preparar os jornalistas deste país para o D6 e impulsar o núcleo da Guatemala, recém organizado pela colega Claudia Benavente.

   Também participaram desta etapa final os jornalistas Alexandra Betancor (Uruguai), Raquel Landgraf (Brasil), Juan Fermin (Paraguai) e Roberto Montes (Argentina), todos trabalhando na assessoria de comunicação do PAG, além de Sonia Parra (da Red Calc em Honduras) e Heidi Wiens, de Paraguai, que concluiu WaterReach como especialista.

O critério de seleção foi:

  1. Cumprir mais de 50% das tarefas;
  2. Ter trabalhos selecionados nas cinco etapas.

   A seleção contemplou:

  1. Elizabeth Oliveira – Brasil
  2. Cecília Marrero – Uruguai 
  3. Walberto Caballero – Paraguai 
  4. Claudia Mazzeo – Argentina 
  5. Sharon Pringle – de Panamá 
Movimento ECOA-POA

   Uma série de eventos denominada ECOA-POA – movimento pela valorização e apoio às ações de saneamento – buscou estimular a população a debater sobre saneamento e transformá-lo em uma das prioridades de Porto Alegre. Em setembro de 2011, a cidade se transformou na Capital do Saneamento por ocasião do 26º Congresso Brasileiros de Engenharia Sanitária e Ambiental

   Foram programadas diversas manifestações culturais por meio da arte, literatura, música e educação ambiental, para fazer com que os porto-alegrenses despertassem para a importância do saneamento como uma forma de promover uma melhor qualidade de vida na cidade. As ações foram realizadas por meio do convênio Grupo Vertentes, Movimento ECOA-POA, Ibeasa  e Escola de Samba União da Vila do IAPI.

   No âmbito do Movimento ECOA-POA, foram executados os seguintes projetos:

  • a) Saneamento vai às Ruas – 2011

   O Movimento ECOA-POA, organizado pelo Ibeasa, propôs ao GRUPO VERTENTES – formado por nove artistas que trabalham com visão ambiental – o desafio de produzir arte ambiental, buscando motivar a população de Porto Alegre a participar do debate sobre os temas do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. As obras que integraram este projeto se caracterizaram por terem em comum a utilização dos mesmos materiais – canos, conexões e sucata de material utilizado na área de saneamento.

   Foram confeccionadas 27 obras de arte identificadas a seguir e que foram expostas nos seguintes locais da cidade de 01 até o dia 30/09/2011:

  • Aeroporto Salgado Filho – Saguão de desembarque. Nos horários de funcionamento do aeroporto;.
  • Espaço Corsan – Rua Sete de Setembro, 641 – horário comercial. Fechado sábado e domingo.
  • Shopping Lindóia – Avenida Assis Brasil, 3.522 – das 10h da manhã às 22 h. Aos domingos no horário de funcionamento do Shopping.
  • Assembleia Legislativa do Estado – Praça Marechal Deodoro, 101. Das 9h às 18 horas. Fechada no sábado e no domingo.
  • Mercado Público de Porto Alegre – situa-se entre os seguintes logradouros, no Centro de Porto Alegre: Av. Júlio de Castilhos – Av. Borges de Medeiros – Largo Glênio Peres – Praça Pereira Parobé. 1º andar. Horário de funcionamento do mercado, inclusive aos domingos.
  • Saguão do Tribunal de Justiça de Porto Alegre – Av. Borges de Medeiros, 1.565 – das 9 às 18h – de segunda a sexta-feira. Artistas e obras constam deem PDF anexo.

 

  • b) Sarau das Águas 

   Parceria com o Studio Clio para a promoção de uma apresentação sobre A ARQUEOLOGIA DA CULTURA HIDRÁULICA a cargo do doutor em Arqueologia Francisco Marshall. Este evento foi realizado no dia 16/09/2011. O professor Francisco Marshal ofereceu uma “viagem” aos primórdios da civilização onde nasceram as primeiras soluções tecnológicas para abastecer as cidades.

   A promoção conjunta do ECOA-POA e do Studio Clio – o Sarau das Águas – foi realizada no dia 16, às 19h30min, no auditório do Studio Clio, e ofereceu a oportunidade de conhecer os primórdios da história do saneamento. Foi possível conhecer como as antigas civilizações resolveram as questões relacionadas ao abastecimento de água e coleta e afastamento dos esgotos.

   A coleta de água de chuva, hoje oferecida como uma alternativa altamente ecológica, era prática comum cinco séculos antes de Cristo. O mais importante é se constatar como o homem moderno tem desprezado seus rios, ao contrário dos povos antigos que os reverenciavam, a exemplo dos rios Nilo, Tigre e Eufrates, na Ásia Menor.

  Sobretudo para as culturas greco-romanas, os vestígios arqueológicos apontam a grande importância dada à água e às soluções engenhosas obtidas a partir dela, como um relógio de água que era usado para regular o tempo dos discursos dos políticos da época – seis minutos apenas.

  • c) Casa do Arroio

   Exposição de objetos e materiais recolhidos dos arroios de Porto Alegre pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da Prefeitura municipal. A mostra teve o objetivo de alertar a população para a importância de sua participação na correta disposição dos resíduos sólidos e atuação comunitária na preservação dos recursos hídricos. A mostra esteve aberta à visitação até o dia 30/09/2011 nas dependências da Casa de Bombas 16 do DEP – junto à Rótula das Cuias, na zona Central – e foi incluída nas visitas técnicas do Congresso para apresentação do sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre.

  • d) Calendário Literário

   Durante o 26 º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, foi lançada uma edição limitada do Calendário Literário para 2012 cujos textos, elaborados pelas escritoras Alice Silva, Arlita Portela de Azambuja, Elisabete Brito, Maria Ivone Fernandes, Mirta Villas Boas Ferrari e Yara Costa Machado, tiveram como tema central a água e o saneamento.

  • e) Capacitação

   Foram feitas diversas sessões de capacitações sobre saneamento para todos os participantes dos projetos que integraram o Movimento ECOA-POA. Participaram artistas plásticos, escritoras e integrantes da Escola de Samba União da Vila do IAPI, parceira do ECOA-POA e que teve “Água – berço da existência” como tema enredo em 2012.

   A Escola de Samba cedeu seus barracões para confecção das obras de artes pelos artistas plásticos e para armazenar os materiais doados pelas empresas de obras de saneamento e também pela Companhia Riograndense de Saneamento.

  • f) Arte postal 

   Foram confeccionados cartões postais com temas relacionados ao saneamento para distribuição nos locais das exposições.

  • g) Roda de água 

   A publicação denominada “Roda d´Água” faz uma analogia aos tempos em que a água movimentava o moinho de forma pura e livre. As imagens utilizadas reproduzem as obras criadas em torno do tema “Saneamento: Problemas e Soluções”, com o objetivo de alertar, conscientizar e informar a população sobre a importância das ações de saneamento para que as cidades brasileiras ofereçam melhores condições de vida para esta e as futuras gerações. 

   A obra foi publicada com patrocínio da CORSAN.