Nos dias 02 e 03 de setembro de 2019, nasceu o Polo Cerrado Circular  em Brasília – DF, na Oficina de Planejamento Estratégico, sob a coordenação de Luiz Paulo de Oliveira Silva, com a definição da carteira de projetos, construída com diversos segmentos da sociedade que apresentaram propostas e elegeram as ações prioritários. O Polo Cerrado Circular faz parte da Rota da Economia Circular, uma das rotas do Programa Rotas de Integração Nacional do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), que tem por objetivo promover o desenvolvimento territorial e regional por meio do fortalecimento dos APL – arranjos produtivos locais associados à economia circular.

A carteira de projetos do Polo foi estruturada em 5 eixos prioritários: acesso a mercados, compras sustentáveis e competitividade; recursos humanos, conscientização e capacitação empreendedora, desenvolvimento e inovação, marco regulatório, capital social, território e logística; tributação, financiamento e investimentos. O Polo Cerrado Circular tem como visão de futuro tornar-se uma referência em cidades inteligentes, sustentáveis e inclusivas, pela economia circular.

Durante o evento foram discutidos vários assuntos como o incentivo ao desenvolvimento de novos negócios sustentáveis e de soluções sustentáveis para agricultura, indústria e serviços; ampliação de mercados para micro e pequenas empresas; necessidade de conscientização da sociedade com relação ao uso de práticas sustentáveis da economia circular (prevenção, redução, compartilhamento, reciclagem e reuso). 

Os participantes discutiram também o futuro do Polo Cerrado Circular, ficando acordado que deverão ser estruturados, nos próximos anos, programas para geração de novos negócios por meio de oficinas, incubadoras, aceleradoras e outros parceiros, assim como para identificação de desafios junto a parceiros locais e externos, associados a rodadas de negócios e inovação aberta para incentivar a criação de startups e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas com foco na economia circular. 

O Polo Cerrado Circular também está no WhatsApp! Venha fazer parte do nosso grupo “Cerrado Circular > Rotas!”, que reúne mais de 100 profissionais, a maioria representando organizações dos diferentes setores produtivos da RIDE-DF. Para participar, escreva para cerradocircular@gmail.com.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *