Intitulado Instituto Brasileiros de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos, o Ibeasa é uma associação sem fins lucrativos, de caráter de defesa dos direitos sociais. Nasceu em 14 de maio de 2003, em Porto Alegre, sob a liderança da jornalista Cecy Gloria Leite de Oliveira.

        Por muitos anos, o IBEASA foi a mantenedora da revista digital AguaOnline. Cecy Oliveira, conectada a grandes redes de informação sobre água e de jornalistas ambientais, como a REDCALC, ABES e AIDIS, é a responsável por prover informações atualizadas, reportagens jornalísticas e imagens inéditas sobre a gestão de recursos hídricos e estudos sobre a água enquanto um elemental do planeta. A revista conta hoje com mais de 20 mil assinantes.

        Participante da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (fundada em 1994), Cecy Oliveira desenvolveu uma equipe composta de lideranças na área da informação sobre água. Alberto Palombo é um dos principais organizadores dos Diálogos Interamericanos sobre Gestão de Recursos Hídricos e da série de Cúpulas de Informação sobre Água (Water Information Summit- WIS), realizadas no final do século XX.

       Maria do Carmo Zinato, compondo a equipe organizadora dos Diálogos da Guatemala e Colômbia e do WIS de Guanajuato (México), criou e manteve por três anos o serviço de tradução de informações sobre água intitulado Fonte d´Água. Esse foi um serviço eletrônico de tradução de informações sobre recursos hídricos oferecido pelo Centro de Estudos Ambientais da Flórida (CES), entre 1999 e 2004. Seu objetivo foi ajudar a quebrar as barreiras idiomáticas que impedem a livre circulação de informações sobre água entre os países das Américas, comungando com os princípios da Rede Interamericana de Recursos Hídricos RIRH. Colaborou com centenas de formadores de opinião, lideranças governamentais e organizações não governamentais brasileiras para ter acesso a informações geradas por grandes instituições de várias partes do mundo, em tempo quase real, em uma época em que não havia buscadores potentes como o Google.

      Em 2019, com a transferência de sede para Brasília – DF na gestão da arquiteta urbanista Maria do Carmo Zinato, o Ibeasa passou a dedicar-se também a ações de transformação da realidade, solucionando problemas e promovendo boas práticas, assim como trabalhando para a mobilização, qualificação e aperfeiçoamento de pessoas em prol da harmonia entre cidades e água.

       Pioneiros e ainda coerentes com seus propósitos iniciais, Cecy, Alberto e Maria do Carmo iniciam juntos, assim, uma nova fase do Ibeasa, de crescimento e fortalecimento, de expansão e inovação.